A 40ª edição da Festa Pomerana, de Pomerode, no Vale do Itajaí, terminou neste domingo (26). Ao longo dos 12 dias de festa, 77,3 mil pessoas passaram pelos pavilhões do evento, que busca celebrar a cultura e as tradições germânicas. A próxima edição já tem data marcada! Será de 14 a 25 de janeiro de 2026.
O último ato foi a escolha da realeza, que desde já atuará na divulgação da 41ª Festa Pomerana. Júlia Beatriz Siewert, representando a Sociedade XV de Novembro, foi eleita a rainha. A primeira-princesa é Jennifer Cristina Karsten, Sociedade Progresso, e a segunda-princesa, Kaylane Kopsch, da Sociedade Germano Tiedt.
A festa também escolhe a realeza mirim, que para a próxima edição é formada pela rainha Alice Schwanz (Sociedade Progresso), a primeira-princesa Camila Eduarda Samp (Sociedade Vale do Selke) e a segunda-princesa, Letícia Schroeder (Sociedade Nacional).

Para o prefeito Rafael Ramthun, “Foi emocionante ver tanta gente acompanhando nossos desfiles e lotando o Parque de Eventos, embaixo de chuva e sol, com o mesmo entusiasmo. A presença do público, cada vez maior, nos enche de orgulho”, avalia.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
Mais conforto para 2026
O secretário de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico, Manfredo Goede, comenta que a Administração Municipal teve poucos dias para organizar a festa e agora fará uma análise dos resultados para projetar a próxima edição. O público pode esperar novidades e ainda mais conforto.
“Consideramos a 40ª Festa Pomerana um enorme sucesso, tanto em volume de público quanto em qualidade no atendimento. Desta vez, registramos apenas os visitantes que passaram pelas catracas, o que nos dá uma ideia exata da grandeza da festa. Os dados de consumo e faturamento mostram que a Pomerana cresceu e que tem potencial. Agora vamos analisar tudo com calma e decidir o modelo de organização, mas já estamos cheios de ideias e de entusiasmo para 2026”, comenta Goede.
O balanço financeiro da festa será computado nas próximas semanas e deve ser divulgado em breve.
Leia mais notícias
Ano letivo de 2025 começa com formação continuada para profissionais da educação em Indaial
Passagem do antigo túnel da Samuel Morse em Blumenau deve ser liberada em fevereiro pelo DNIT; saiba mais
Parceria entre Celesc e Prefeitura de Blumenau prevê R$ 500 mil em serviços de poda e roçada em 2025