• Home
  • Geral
  • Fotógrafo registra cena rara de animal em caçada no Jardim Botânico

Fotógrafo registra cena rara de animal em caçada no Jardim Botânico

O Jardim Botânico de Timbó é conhecido pelas suas belezas naturais, por sua fauna e flora, sendo um local muito procurado por fotógrafos que buscam captar imagens, principalmente de aves. Mas um registro curioso e raro foi feito pelo fotógrafo timboense Gilberto Pasquali, que flagrou o momento exato em que um gato-do-mato-pequeno (Leopardus Gutullus) segurava sua presa na boca.

Segundo Pasquali, o flagrante ocorreu no fim de dezembro, quando fazia uma trilha no local. “Não sabia direito o que era, porque foi muito rápido. Só consegui levantar a câmera e fazer a foto. Depois que baixei a foto, consegui perceber que o animal carregava uma presa na boca. Foi muito emocionante conseguir fazer esse registro, ainda mais dele caçando durante o dia, o que é mais raro ainda de acontecer”, conta.

– Publicidade –

Para a identificação da espécie, o timboense contou com o auxílio de biólogos e ornitólogos.

Além disso, outros animais já foram flagrados por Pasquali no Jardim Botânico, como a cutia e o jacurutu, considerada uma das maiores corujas da região, além de outras aves nativas do Vale.

“O jacurutu foi encontrado primeiro pelo fotógrafo Luiz Anjos, que acabou compartilhando o local em nosso grupo, e conseguimos captá-lo também. Esse foi o primeiro registro feito em Timbó dessa espécie”, destaca.

Jacurutu (Bubo virginianus). Foto: Luiz Anjos

Gosto pela fotografia

Gilberto Pasquali tem 45 anos, é formado em Administração e atualmente é vendedor. A fotografia entrou como um hobby em sua vida, mas tornou-se uma paixão, especialmente pelo registro e pela catalogação de aves.

“Eu comecei em 2018, fiz uma foto no celular de uma ave no sítio e aí acabei comprando uma câmera de um primo, que já me indicou um grupo de aves de Timbó. Acabaram me colocando nesse grupo e conheci o Luiz Anjos, que me apresentou o biólogo e ornitólogo Douglas Meyer”.

Foto: Luiz Anjos

Hoje, existem vários grupos semelhantes a nível estadual e em Timbó. O fotógrafo até já organizou um grupo próprio, com amigos que visitam seu sítio para fotografar.

Gilberto com o amigo e fotógrafo Luiz Anjos

Desde então, todas as espécies de aves encontradas por Pasquali e pelos grupos de fotógrafos do gênero são publicadas no site de abrangência nacional, o Wikiaves. A plataforma conta com inteligência artificial e com o auxílio de moderadores para a catalogação de espécies não identificadas pelos autores.

Atualmente, só Pasquali possui 480 espécies catalogadas nesse site e 2.778 fotos compartilhadas. Ele revela que utiliza técnicas específicas para atrair a ave para mais perto e equipamentos profissionais para conseguir captar boas fotos.

Novos lugares

Além de Timbó, Doutor Pedrinho e Rio dos Cedros, Gilberto já foi bem mais longe para captar suas imagens, como Florianópolis, Lages e Joinville.

“Um lugar muito bom para fotografar é Joinville. Acredito que é um lugar que tem a maior quantidade de espécies registradas. Na serra também, inclusive lá tem o papagaio-charão, que só é encontrado em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Então, entre março e abril em diante, já tem a revoada deste pássaro. É muito bonito e aconselho muito quem gosta de aves a ir conhecer em Urupema”, destaca.

Pasquali menciona que, em cada região visitada, são encontradas espécies diferentes. “Cada local, cada ambiente é único. Na altitude, às vezes você vai encontrar um tipo de espécie que você não vai encontrar nos lugares mais baixos. E assim como também há aves que são mais litorâneas”.

Questionado se teve alguma foto que mais o marcou nessa jornada com a fotografia, ele afirma que cada foto é única e é carregada de uma emoção diferente. “Cada espécie nova registrada é uma emoção diferente, não tem uma mais marcante, todas têm uma história por trás”, finaliza.

Os registros de Gilberto Pasquali podem ser encontrados no seu perfil no Instagram @beto_aves e no site Wikiaves.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Confira os vencedores da segunda edição do Brusque Open de Tênis

A segunda edição do Brusque Open apresentado por EQI Investimentos encerrou neste domingo, 12, com…

Sistema de reconhecimento facial entra em ação e procurado pela Justiça é preso na Fenarreco, em Brusque

Um homem de 30 anos com mandado de prisão aberto foi preso pela Polícia Militar…

De onde vêm os turistas estrangeiros que mais visitam SC?

Praias de São Francisco do Sul são destinos de verão em SCFoto: Prefeitura de São…