Imagens aéreas mostram a extensão do incêndio que atingiu um prédio e pelo menos oito lojas na rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau, na tarde desta quinta-feira (23). Os vídeos revelam o tamanho da destruição, com chamas consumindo parte do imóvel e o esforço das equipes do Corpo de Bombeiros para conter o fogo.
De acordo com os bombeiros, a operação durou sete horas, entre combate às chamas e rescaldo. As equipes conseguiram controlar o incêndio, confinando as chamas em uma área de aproximadamente 50 metros de largura, evitando que o fogo se alastrasse para os imóveis vizinhos. Durante o trabalho, chegaram a ser usadas até oito linhas de ataque simultâneas, tanto pela rua XV de Novembro quanto pelo pátio da Igreja Matriz, que fica nas proximidades.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
A operação enfrentou diversos desafios, como a alta carga de incêndio devido à grande quantidade de roupas estocadas no prédio, além da fragilidade da estrutura histórica do local, que gerava risco de colapso. Por questões de segurança, os bombeiros realizaram todas as ações de combate ao incêndio do lado de fora do edifício.
No total, 39 bombeiros de Blumenau, Gaspar, Timbó e Indaial participaram da operação, que contou com o apoio do Samae, Defesa Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal de Trânsito e brigadistas das edificações vizinhas. Foram utilizadas 14 viaturas de bombeiros, apoiadas por quatro caminhões-pipa do Samae e um caminhão-pipa da empresa Schroeder & Schmidt, de Indaial. Estima-se que cerca de 250 mil litros de água foram usados para combater o incêndio e realizar o rescaldo.
Novos focos de incêndio e reflexos no trânsito
Na manhã desta sexta-feira (24), novos focos de incêndio foram registrados. Os bombeiros precisaram retornar ao local, sendo que um foco foi identificado na madrugada e outro por volta das 8h15. A corporação segue com os trabalhos de combate ao fogo e rescaldo para evitar que as chamas voltem a se espalhar.
A rua XV de Novembro continua interditada entre as ruas Padre Jacobs e Presidente John Kennedy, e a liberação da via depende da avaliação técnica do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, além da limpeza completa dos destroços. Enquanto isso, o corredor de ônibus da Avenida Beira-Rio permanece liberado para desafogar o trânsito na região. A orientação é que motoristas e pedestres redobrem a atenção nas proximidades.


Leia mais notícias
FOTOS: Novos focos de incêndio são registrados em prédio na Rua XV Novembro no Centro de Blumenau
Rua XV de Novembro permanece interditada após incêndio de grandes proporções