• Home
  • Geral
  • 60 anos de TV Globo: histórias que nos unem

60 anos de TV Globo: histórias que nos unem

O homem pisa na Lua. A nave da Xuxa desce na Terra. As Torres Gêmeas desabam. Gabriela sobe no telhado para pegar uma pipa. Ayrton Senna balança a bandeira do Brasil. Odete Roitman é assassinada. O papa caminha sozinho pela Praça São Pedro em meio a uma pandemia. Cafu beija a taça do pentacampeonato. O Big Brother Brasil tem uma nova campeã. William Bonner diz de um lado e milhões respondem do outro: “boa noite”.

Continua depois da publicidade

Em seis décadas, a TV Globo atravessou a história do Brasil como quem atravessa a sala de estar de um país inteiro. Do preto e branco aos paineis de LED com 50 milhões de pixels, a emissora deixou de ser só canal para virar espelho, companhia, manchete, trilha sonora, passatempo e, por vezes, até conselheira. Com sua programação, ela embalou começos de manhã, finais de tarde, desenhou o horário nobre e fincou raízes profundas no imaginário coletivo. Foi do centro da sala para as mãos das pessoas nos smartphones. 

A emissora nasceu no dia 26 de abril de 1965. Em 2025, a TV Globo completa 60 anos. No mesmo ano em que o Grupo Globo celebra seu centenário, a “Vênus Platinada” dos anos 90 vira simplesmente “Glô” nas redes sociais. A gíria carinhosa é sinal dos tempos, mas também da intimidade. Afinal, quem nunca ouviu que “tá passando na Globo” como sinônimo de importância nacional?

Hoje, 96% dos brasileiros consomem conteúdos da emissora ao longo do ano. Dois terços da população assistem toda semana. Não é exagero dizer que a Globo não é só televisão, é Brasil. Seu conteúdo já foi dublado em 70 idiomas e chegou a 160 países. Recebeu mais de 90 indicações ao Emmy Internacional. Mas sua maior glória ainda é aqui dentro: contar o Brasil para os brasileiros, todos os dias.

Continua depois da publicidade

A Globo olha para o seu passado com nostalgia, mas segue de olho no futuro. Com seis décadas nas costas, a emissora ouve, reage e fala para um país com dimensões continentais, e por isso mesma tenha se transformado em uma rede de 118 afiliadas, 20 canais de TV por assinatura, plataforma de streaming e produtos digitais.

Sessenta anos depois, a Globo é a “fábrica de sonhos”, mas também um arquivo vivo de emoções brasileiras. E como todo bom arquivo, segue escrevendo, uma cena por dia, um “plim plim” por vez.

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Como a Globo vai comemorar seus 60 anos

Continua depois da publicidade

Para celebrar essa trajetória, a Globo preparou uma programação especial de 60 horas, entre os dias 24 e 28 de abril de 2025, repleta de nostalgia, homenagens e surpresas.​

Dia 26 de abril – sábado

O sábado (26) será um dos dias mais especiais nesta programação especial de comemoração. O dia já começa com o “Bom dia Sábado”, “Pequenas Empresas & Grandes Negócios” e o “É De Casa” todos no clima de comemoração.

Depois do capítulo de “História de Amor”, uma edição exclusiva do “Vídeo Game”, com Angélica, vai ter Fábio Porchat e Xuxa disputando para ver quem tem mais conhecimento sobre a TV Globo.

Continua depois da publicidade

A festa invade toda a programação do sábado, incluindo o “Caldeirão com Mion”, os capítulos das novelas e o “Altas Horas” que recebe convidados especiais.

No sábado também será exibido o último capítulo de “Volta Por Cima”, ao contrário do que acontece geralmente, a novela não vai acabar na sexta-feira, mas sim no sábado.

Dia 27 de abril – domingo

O domingo começa com matérias especiais no “Globo Rural” e no “Esporte Espetacular”. A “Temperatura Máxima” exibe o filme original ‘A Fábrica de Sonhos’, produzido pelo Núcleo de filmes dos Estúdios Globo.

Continua depois da publicidade

O “Domingão com Huck” traz um programa que homenageia os programas de auditório e, direto do Maracanã, o clássico entre Flamengo x Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, ganha ares de evento especial na celebração da emissora.

O “Fantástico” ganha uma nova abertura, que presta uma homenagem à história do programa, revisitando e ressignificando as referências, unindo passado e futuro no presente. Após o programa, estreia a série documental “Gloria”, que celebra a carreira, a trajetória e o legado de Gloria Maria.

Dia 28 de abril – segunda-feira

A segunda começa com um quadro especial no “Mais Você”, que fará uma disputa para escolher o bolo de aniversário da TV Globo.

Continua depois da publicidade

A “Sessão da Tarde” exibe o filme ‘Coisa de Novela’, produzido pelo Núcleo de Filmes dos Estúdios Globo, com Susana Vieira e Valentina Herszage.

No horário das 19h, estreia a nova novela “Dona de Mim”, escrita por Rosane Svartman com direção de Allan Fiterman. No elenco, nomes como Tony Ramos, Claudia Abreu, Juan Paiva e Clara Moneke, entre outros.

Já o capítulo de “Vale Tudo”, será marcado pela chegada de Odete Roitman (Deborah Bloch) à trama. Logo após a novela, entra no ar o ápice da comemoração da TV Globo. 

Continua depois da publicidade

O Show 60 anos é palco de encontros e reencontros emocionantes de quem construiu a história da TV Globo. Encontros de humoristas de diversas gerações, atores e atrizes, músicos, atletas e jornalistas estarão no show.

Leia também

Globo Repórter Especial mostra que foi uma atriz que apresentou o primeiro telejornal da emissora

NSC TV comemora aniversário da TV Globo com programa especial neste sábado

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Abel Moda Vôlei vence primeiro jogo das semis do estadual

A Abel Moda Vôlei venceu neste domingo, 19, o primeiro jogo das semifinais do Campeonato…

Luciano Hang e prefeito de Brusque participam de ação para limpar pichação em ponte da cidade

O empresário Luciano Hang e o prefeito de Brusque, André Vechi, participaram de uma ação…

O que é slow travel e como ela pode transformar sua viagem

Slow travel prioriza calma e contato com a natureza – Foto: iStock/Divulgação Slow travel é…