• Home
  • Geral
  • 6 mitos e verdades sobre exercícios físicos e massa muscular

6 mitos e verdades sobre exercícios físicos e massa muscular

Musculação ajuda no ganho de massa muscular (Imagem: LightField Studios | Shutterstock)

Segundo a Associação Brasileira das Academias, historicamente, nos meses de verão as matrículas aumentam em até 30%, e esta é a época em que os brasileiros mais se dedicam às atividades físicas em busca de resultados estéticos. Para ajudar neste processo, o coordenador de educação física da Academia Silva Gym, Igne Pena, destaca alguns mitos e verdades sobre atividade física e ganho de massa muscular. Confira!

Continua depois da publicidade

1. Os músculos precisam “queimar” durante as sessões de treino

Mito. Isso está associado a uma compreensão equivocada do conceito de tempo sob tensão, o que leva muitas pessoas a usarem muitos métodos e técnicas para aumento de volume de repetições e séries. Por outro lado, deixam de progredir carga, essencial para ser gerada tensão mecânica sobre o músculo, caracterizada pela desaceleração involuntária do movimento.

2. É necessário comer uma quantidade mínima de proteína

Verdade. A quantidade pode variar de 0,8 g a 2 g por peso corporal. O importante é que esse consumo não seja intuitivo e não custe o consumo de outros nutrientes essenciais. Por isso, a importância de um nutricionista programando a sua dieta com base nas suas individualidades.

Continua depois da publicidade

3. É preciso treinar todo dia

Mito. Você consegue alocar 12 a 20 séries por grupamento muscular treinando de 4 a 6 vezes na semana com tranquilidade. É possível fazê-lo em até 3 vezes, se necessário. O importante é ter um bom profissional programando o seu treino para otimizá-lo e adequá-lo à sua rotina.

É possível ganhar massa muscular treinando com intensidade significativa regularmente (Imagem: Andy Gin | Shutterstock)

4. Só ganha massa muscular quem usa de esteroides anabolizantes

Mito. É possível – e mais saudável – construir um shape com bom volume muscular e condicionamento físico treinando com intensidade significativa regularmente e se mantendo alinhado ao seu protocolo dietético.

5. O treino precisa ser intenso

Verdade. Como dito anteriormente, a tensão mecânica é um fenômeno indispensável para se gerar o processo de hipertrofia e, para que ela ocorra, é preciso treinar com cargas que, ao menos, aproximem da “falha”, fazendo com que o movimento desacelere involuntariamente durante as séries.

Continua depois da publicidade

6. O cardio é indispensável

Verdade. Por mais que a musculação seja a prioridade no processo de hipertrofia, manter uma rotina de cardio é essencial para garantir um bom condicionamento físico, de maneira a ressaltar o desenvolvimento muscular.

Por Thayane Tavares

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Indaial recebe a 2ª Etapa do Circuito Catarinense de Skate

Nos dias 05 e 06 de julho, a cidade de Indaial/SC será sede da 2ª…

Mais de dez pitbulls são resgatados após serem abandonados em Balneário Camboriú

Mais de dez cães da raça pitbull foram encontrados abandonados em uma área de mata…

O que fazer na Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú

A Avenida Atlântica é uma via icônica de Balneário Camboriú, uma das principais cidades turísticas…